ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
CONCEIÇÃO CATUNDA.
PROJETO:
AJUDANDO A TRANSFORMAR O FUTURO
Escola é o espaço onde
Acontecem educação e
Humanização do ser.
SANTA QUITÉRIA - CE
NOVEMBRO/2011
PROJETO
DIRETOR (a) Jose Cassimiro Monte.
Coordenadores (as): Quitéria Prudêncio Maciel e Francisca Neide T. Mesquita
PROFESSORA: Jorgeana Galdino de Paiva/ Andréia Martins Muniz Brito
MEMBRO DO G.T: Rita Muniz Mesquita.
PÚBLICO ALVO: Alunos, pais e comunidade.
PERÍOLDO: novembro de 2011
TEMA: Água e preservação, lixo e reciclagem,
TÍTULO:
Água fonte da vida, origem, consumo, tratamento e reservatório, abastecimento da cidade, destino do lixo da escola e do município, reciclagem e reutilização de materiais.
JUSTIFICATIVA
Sintetizando junto aos alunos a importância da água como liquido da vida, (formado por dois átomos de hidrogênio (H), e um de oxigênio (O) ), constitui uma das substância mais abundante e importante de nosso planeta, foi nela que a vida evoluiu, é também um recurso fundamental ao equilíbrio ambiental relacionado a vida, portanto, saber da sua importâncias, origem da água que consome, tratamento na estação e subestação , os tipos de reservatórios usado no semi-árido, forma de abastecimento da cidade, do bairro , dos domicílios e da escola sua conservação é essencial para saúde e bem está social, embora sabedor de sua importância vital, não há o devido respeito a esse recurso natural, assistimos enorme desperdício relacionado ao mau uso, com a poluição por esgoto doméstico, industrias, substância tóxica e lixo. Para melhor preservação do meio ambiente será visto qual o destino do lixo da escola e do município, analisando a coleta seletiva, trabalhar junto ao conselho do meio ambiente para o tratamento do lixo abordando a reciclagem, reutilização de materiais transformando em fonte de renda. Preservação do meio ambiente e sensibilização da sociedade tornando possível estruturar e viabilizar atividades educativas para educadores, alunos e comunidade local.
Palavras chaves: Água – preservação - lixo – economia – reaproveitamento.
OBJETIVO GERAL
Ø Identificar a importância da água, origem da água e consumo, reservatórios, abastecimento da cidade, dos domicílios, do bairro e da escola. Saber o destino do lixo da escola, do município, reciclagem, reaproveitamento de materiais como fonte de renda.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS;
Ø Saber a importância da água como líquido fonte inspiradora da vida;
Ø Conhecer a origem da água que consome, na comunidade, estação de tratamento, tipos de reservatórios mais usados.
Ø Analisar o destino do lixo gerado pelo município e escola, de forma que os alunos possam aplicar seus conhecimentos adquiridos em prol de si mesmo e da comunidade.
Ø Reconhecer o lixo como fonte de renda através da reciclagem, e reutilização de materiais.
METODOLOGIA
Aulas expositivas sobre a importância da água como líquido da vida, disponibilidade de água no Brasil, no semiárido, em Santa Quitéria, seu bairro e sua escola.
Ø Palestra sobre o meio ambiente;
Ø Estudo de textos relacionado aos temas;
Ø Visita de campo: aos esgotos e ao rio;
Ø Elaboração de Cartazes;
Ø Maquete da estação de tratamento de água;
Ø Visita ao lixão da cidade;
Ø Oficina de confecção de papel reciclável;
Ø Oficinas com material garrafa pet, papelão na transformação de objetos recicláveis.
Ø Entrevista a artesões.
Ø Visita ao comercio local fazendo a demonstração com sacolas ecológicas;
Ø Formar a comissão do COM-Vida e elaborar a agenda 21 da escola. (Solicitar o material de orientação do MEC para criação da agenda 21)
Ø Culminância dos trabalhos realizados através de uma exposição no interior da escola para alunos, pais e comunidade local.
RECUSOS MATERIAIS
Ø Internet consulta ao MEC
Ø Data Show;
Ø Quadro de giz;
Ø Giz e apagador;
Ø Cartolina;
Ø Papel madeira;
Ø Garrafa pet.
Ø Cola isopor, EVA.
Ø Máquina de reciclagem de papel.
Ø T.N.T;
Ø Baldes de plásticos;
Ø Livros Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável: Água e Poluição.
Ø Isopor;
Ø Tinta acrilex cores variadas;
Ø Lixa;
Ø Jornal;
PARCERIAS
Ø Escola;
Ø Prefeitura;
Ø Cagece; ( Companhia de Água e Esgoto do Ceará)
Ø Secretaria de Educação;
Ø Secretaria do Meio ambiente;
Ø Escola de Ensino Fundamental e Médio Júlia Catunda.
AVALIAÇÃO:
A avaliação acontece durante o processo de execução do projeto através de analise, observação das ações individual e coletiva, diagnóstico, acompanhamento pedagógico com foco nas ações desenvolvidas pelos alunos e professores tendo em vista a fonte e a trajetória da água no município e na comunidade focando também a problemática do lixo como poluidor do meio ambiente trabalhando o seu reaproveitamento através da reciclagem e da reutilização de materiais. Criando um novo comportamento dos alunos e da comunidade para sustentabilidade e convívio saudável da comunidade e meio ambiente.
PROPOSTAS:
Ø Incentivar a comunidade a substituir o uso das sacolas plásticas nas compras nos mercantis por sacolas permanentes de tecido de algodão, contribuindo assim para a despoluição do meio ambiente local.
Ø Trabalhar a reciclagem de papel com o reaproveitamento para ser utilizado na confecção de convites para as datas comemorativas da escola, cartões de páscoa, capas de provas, cartões de natal etc...
Ø Confeccionar brinquedos para Educação infantil e material pedagógico com a transformação das garrafas pet, caixas de papelão e latas.
Ø Incentivar o armazenamento das águas das chuvas através de encanamento para cisterna na escola e na comunidade local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário