quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Projeto Ajudando a Transformar o Futuro

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
CONCEIÇÃO CATUNDA.






PROJETO:


AJUDANDO A TRANSFORMAR O FUTURO


                                                                                                                    Escola é o espaço onde                           
                                                                                                                     Acontecem educação e
                                                                                                                      Humanização do ser.                                                           
                                                                                                                     



SANTA QUITÉRIA - CE
NOVEMBRO/2011


PROJETO


DIRETOR (a) Jose Cassimiro Monte.
Coordenadores (as): Quitéria Prudêncio  Maciel e Francisca Neide T. Mesquita
PROFESSORA: Jorgeana Galdino de Paiva/ Andréia Martins Muniz Brito
MEMBRO DO G.T: Rita Muniz Mesquita.
PÚBLICO ALVO: Alunos, pais e comunidade.
PERÍOLDO: novembro de 2011

TEMA: Água e preservação, lixo e reciclagem,

TÍTULO:
Água fonte da vida, origem, consumo, tratamento e reservatório, abastecimento da cidade, destino do lixo da escola e do município, reciclagem e reutilização de materiais.

JUSTIFICATIVA
Sintetizando junto aos alunos a importância da   água como  liquido da vida, (formado por dois átomos de hidrogênio (H), e um de oxigênio (O) ), constitui uma das substância mais abundante e importante de nosso planeta, foi nela que a vida evoluiu, é também um recurso fundamental ao equilíbrio ambiental  relacionado a vida, portanto, saber da sua importâncias, origem da água que consome, tratamento na estação e subestação , os tipos de reservatórios usado no semi-árido, forma de abastecimento da cidade, do bairro , dos domicílios e da escola   sua conservação é essencial para saúde e bem está social, embora sabedor de sua importância vital, não há o devido respeito a esse recurso natural, assistimos enorme desperdício relacionado ao mau uso, com a poluição por esgoto doméstico, industrias, substância tóxica e  lixo. Para melhor preservação do meio ambiente será visto qual o destino do lixo da escola e do município, analisando a coleta seletiva, trabalhar junto ao conselho do meio ambiente para o tratamento do lixo abordando a reciclagem, reutilização de materiais transformando em fonte de renda. Preservação do meio ambiente e sensibilização da sociedade tornando possível estruturar e viabilizar atividades educativas para educadores, alunos e comunidade local.
Palavras chaves: Água – preservação - lixo – economia – reaproveitamento.

OBJETIVO GERAL

Ø  Identificar a importância da água, origem da água e consumo, reservatórios, abastecimento da cidade, dos domicílios, do bairro e da escola. Saber o destino do lixo da escola, do município, reciclagem, reaproveitamento de materiais como fonte de renda.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS;

Ø  Saber a importância da água como líquido  fonte inspiradora da  vida;
Ø  Conhecer a origem da água que consome, na comunidade,  estação de tratamento, tipos de reservatórios mais usados.

Ø  Analisar o destino do lixo gerado pelo município e escola, de forma que os alunos possam aplicar seus conhecimentos adquiridos em prol de si mesmo e da comunidade. 
Ø  Reconhecer o lixo como fonte de renda através da reciclagem, e reutilização de materiais.

METODOLOGIA

Aulas expositivas sobre a importância da água como líquido da vida, disponibilidade de água no Brasil, no semiárido, em Santa Quitéria, seu bairro e sua escola.
Ø  Palestra sobre o meio ambiente;
Ø  Estudo de textos relacionado aos temas;
Ø  Visita de campo: aos esgotos e ao rio;
Ø  Elaboração de Cartazes;
Ø  Maquete da estação de tratamento de água;
Ø  Visita ao lixão da cidade;
Ø  Oficina de confecção de papel reciclável;
Ø  Oficinas com material garrafa pet, papelão na transformação de objetos recicláveis.
Ø  Entrevista a artesões.
Ø  Visita ao comercio local fazendo a demonstração com sacolas ecológicas;
Ø  Formar a comissão do COM-Vida e elaborar a agenda 21 da escola. (Solicitar o material de orientação do MEC para criação da agenda 21)
Ø  Culminância dos trabalhos realizados  através de uma exposição no interior da escola para alunos, pais e comunidade local.

RECUSOS MATERIAIS

Ø  Internet consulta ao MEC
Ø  Data Show;
Ø  Quadro de giz;
Ø  Giz e apagador;
Ø  Cartolina;
Ø  Papel madeira;
Ø  Garrafa pet.
Ø   Cola isopor, EVA.
Ø  Máquina de reciclagem de papel.
Ø  T.N.T;
Ø  Baldes de plásticos;
Ø  Livros Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável: Água e Poluição.
Ø  Isopor;
Ø  Tinta acrilex  cores variadas;
Ø  Lixa;
Ø  Jornal;

PARCERIAS

Ø  Escola;
Ø  Prefeitura;
Ø  Cagece; ( Companhia de Água e Esgoto do Ceará)
Ø  Secretaria de Educação;
Ø  Secretaria do Meio ambiente;
Ø  Escola de Ensino Fundamental e Médio Júlia Catunda.

AVALIAÇÃO:

A avaliação acontece durante o processo de execução do projeto através de analise, observação das ações individual e coletiva, diagnóstico, acompanhamento pedagógico com foco nas ações desenvolvidas pelos  alunos e professores tendo em vista a fonte e a trajetória da água no município e na comunidade focando também a problemática do lixo  como poluidor do meio ambiente trabalhando  o seu reaproveitamento através da  reciclagem e da reutilização de materiais. Criando um novo comportamento dos alunos e da comunidade para sustentabilidade e convívio saudável da comunidade e meio ambiente.


PROPOSTAS:

Ø Incentivar a comunidade a substituir o uso das sacolas plásticas nas compras nos mercantis por sacolas permanentes de tecido de algodão, contribuindo assim para a despoluição do meio ambiente local. 
Ø Trabalhar a reciclagem de papel com o reaproveitamento para ser utilizado na confecção de convites para as datas comemorativas da escola, cartões de páscoa, capas de provas, cartões de natal etc...
Ø Confeccionar brinquedos para Educação infantil e material pedagógico com a transformação das garrafas pet, caixas de papelão e latas.
Ø Incentivar o armazenamento das águas das chuvas através de encanamento para cisterna na escola e na comunidade local.



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