quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Capoeira

Relata o Professor de capoeira João Paulo dos Santos que a  Capoeira chegou ao Brasil juntamente com os negros oriundos do Continente Africano onde foi adaptada aqui no Brasil pelos mestres Manoel dos Reis, Mestre Bimba da Bahia e Mestre Vicente Ferreira Pastinha, sendo considerada uma cultura Afro-brasileira.
A capoeira sendo uma arte marcial ela foi adaptada como uma dança pelos escravos como defesa pessoal, pois os mesmos não poderiam demonstrar que era uma luta, pois isso ameaçava os seus Senhores, a partir daí foi criado instrumentos musicais utilizados na roda de capoeira como berimbau, tambor e atabaque, feita de couro de boi, emitindo um som mais agudo.
Sabemos que é um esporte que sofreu muitas descriminações na sua trajetória até ser aceita pela sociedade, de modo que foi reconhecida pelo Ministério da Cultura.
Nos dias atuais a capoeira é utilizada em escolas, quadras de esporte, praças desse modo vem contribuindo para a retirada de crianças e adolescente carentes das ruas que vivem em zona de risco sendo acometidos pelas drogas e violências urbanas.

A capoeira é uma ação trabalhada na Escola Conceição Catunda durante o ano com os alunos sendo desenvolvida em espaço aberto como quadra de esportes ou sala de aula com a presença dos alunos desde Educação Infantil até o Ensino Fundamental II, tendo como mestre capoeirista João Paulo dos Santos.









Nenhum comentário:

Postar um comentário